Oportunidades de Melhoria no Sistema de Ar Comprimido

Rental Parts - Soluções em ar comprimido

A maioria das instalações industriais precisam de algum tipo de ar comprimido, seja para a operação de um ferramenta de ar simples ou para tarefas mais complicadas, como a operação de controles pneumáticos.

Uma pesquisa recente realizada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos mostrou que, para uma instalação industrial típica, aproximadamente 10% da energia elétrica consumida é destinada a geração de ar comprimido. Para algumas outras instalações, a geração de ar comprimido pode representar 30% ou mais da energia elétrica consumida.

O ar comprimido é uma das fontes mais caras de energia em uma planta.

A eficiência global de um sistema de ar comprimido típico pode estar entre 10% -15%, ou seja, para operar 1 cavalo-vapor (cv) de um motor pneumático a pressão de 7 bar, cerca de 7 cv de energia eléctrica é fornecida a um compressor de ar.

Por conta disto, é de fundamental importância sempre buscar a melhor eficiência de uso deste recurso.

Segue abaixo a distribuição estatística de oportunidades de melhoria em sistemas de ar comprimido.

A tabela leva em consideração a média dos consumidores industriais em geral e foi gerada pelo Fraunhofer Institute da Alemanha.

A tabela mostra 11 classes de ações para melhoria de eficiência nos sistemas de ar comprimido. Cada uma destas classes tem um exemplo para ajudar no seu entendimento.

O campo aplicação mostra um percentual de casos onde esta classe de ação pode ser implementada e o campo Efetividade traz o benefício médio trazido por esta ação.

O resultado global é o produto do campo aplicação e efetividade e traz um índice de importânicia para esta classe de ação.

Existem ferramentas de auditoria que permitem identificar para cada empresa a real economia que pode ser proporcionada na ação sobre cada uma das 11 classes acima descritas.

Em tempos de falta de energia elétrica, economizar é uma necessidade.
A Rental Parts está pronta para dar todo o suporte necessário para busca da melhor eficiência energética no ar comprimido com o menor investimento possível.

Texto extraído da Consultoria ECCOFLUXO parceira Air PartsRental Parts

Fique antenado

Compartilhar:

POSTS RELACIONADOS