Quais os benefícios de medir a vazão do sistema de ar comprimido?

Rental Parts - Soluções em ar comprimido

A vazão de um sistema de ar comprimido pode ser medida facilmente por instrumentos que vamos detalhar abaixo.

Fica ainda mais fácil sabendo que tal medição pode ser feita sem qualquer interrupção na geração de ar com o processo de Hot Tapping ou trapanação a quente.

Esta medição pode ser feita, a um custo baixo, por algumas horas ou mesmo dias, utilizando os equipamentos da Rental Parts em uma auditoria de eficiência energética.

Segue situação que mostra a vantagem e o resultado financeiro positivo que pode ser alcançado com uma medição de vazão no sistema de ar comprimido.

Cliente do ramo alimentício em São Paulo:

Trata-se de um momento onde a pressão de trabalho de toda a fábrica é reduzida, algumas vezes, provocando falhas de produção.

Veja a mesma situação com mais detalhes

O consumo de ar desta linha de ar comprimido partia de 0 até 340 m³/h, o que causava imediata entrada de todo o recurso de geração de ar comprimido, permitindo ainda a queda de pressão no sistema.

A revisão neste processo de produção acarretou no seguinte modelo de consumo de ar comprimido.


Utilizando sistemas mecânicos simples e adequadamente estudados, o consumo de ar que ia até 340 m³/h passou a consumir apenas 160 m³/h, atendendo com igual qualidade e velocidade o processo de limpeza dos filtros prensa e reduzindo enormemente a agressividade ao sistema de ar comprimido.

A vazão de ar sofre um pico exagerado de consumo por conta de um processo de limpeza de filtros tipo prensa, o que tem que ser regularmente realizado.

Como medir:

O sistema de medição consiste em:

O sensor possui dois resistores de platina.

O primeiro resistor mede a temperatura do gás que está passando por ele.


O segundo resistor é alimentado com a potência suficiente para manter sua temperatura constante, apesar do resfriamento proporcionado pelo gás que passa. A relação da potência fornecida para manter a temperatura original do gás indica com precisão a quantidade de massa que está passando pelo sistema.

Texto extraído da Consultoria ECCOFLUXO parceira Air PartsRental Parts

Fique antenado

Compartilhar:

POSTS RELACIONADOS